Lifting Facial ou Ritidoplastia

Ritidoplastia é a cirurgia da face que tem por objetivo a melhoria dos sinais de envelhecimento no rosto e pescoço. Estes sinais incluem: rugas, flacidez e depressões. Estas depressões ocorrem por perda de gordura e a cirurgia proporciona o reposicionamento dos tecidos para suprir esta perda. A cirurgia pode ser realizada no terço superior, médio e inferior da face. A escolha da cirurgia depende da avaliação do médico e o desejo do paciente. Pode estar associada à cirurgia para correção de flacidez em pálpebras superiores e inferiores.

  • Cirurgia

É necessário jejum de 8 horas. A cirurgia geralmente é feita com anestesia geral ou anestesia local associada à sedação. Tem duração de aproximadamente 4-6 horas dependendo das áreas que serão abordadas. Durante a cirurgia é colocada no paciente uma bota de compressão pneumática, que faz massagem nas pernas durante todo o procedimento. É necessário também o uso concomitante das meias de baixa compressão (meia branca ¾ – até joelhos). Na maioria dos casos, o paciente recebe alta no dia seguinte à cirurgia com o retorno ao consultório já programado.

  • Recuperação

No pós operatório, a região pode ficar bastante inchada e com áreas roxas (equimose), mas na primeira semana já evolui com melhora e, no final da segunda ou terceira semana, estas alterações desaparecem quase que por completo. Geralmente a dor é tolerável com os analgésicos prescritos. Indica-se repouso relativo nos primeiros sete dias, evitando-se fazer atividade física. Não é necessário curativo a partir do segundo dia de cirurgia. Com 2 semanas o paciente encontra-se apto à retornar as atividades laborativas, tendo o cuidado de evitar esforço físico durante o primeiro mês. Dependendo da evolução, com 1 semana o paciente já estará liberado para dirigir. Orienta-se uso frequente de protetor solar uma vez que a face fica sempre exposta aos raios ultravioletas.

  • Cicatrizes

As cicatrizes ficam escondidas no couro cabeludo e contornam a região anterior das orelhas direcionando para a região posterior das mesmas. Em alguns casos será necessário fazer uma incisão na parte inferior do mento para poder proporcionar um resultado estético melhor da região cervical com possível plicatura do músculo platisma. A retirada de pontos ocorre com 7 dias. A cicatrização nesta região geralmente é esteticamente adequada devido às características da pele local (pele fina).

  • Resultados

A cicatrização se completa com 6 meses a 1 ano após a cirurgia. Com 2 semanas a 1 mês ocorre diminuição importante do edema. Após a cirurgia, o resultado esperado é uma aparência mais jovem proporcionando um resultado mais harmonioso e natural à face.