Cruroplastia (cirurgia para coxas)

Cruroplastia é a cirurgia para corrigir flacidez em coxas. A flacidez em coxas ocorre quando há perda ou oscilação de peso.  É comum em pacientes pós bariátricos. Lipoaspiração das coxas pode ser realizada para melhorar o resultado estético. A cicatriz pode ser em L, transversal ou em T.

  • Cirurgia

É necessário jejum de 8 horas. A cirurgia pode ser feita com raquianestesia associada à sedação ou anestesia geral. Tem duração de aproximadamente 2-3 horas. Durante a cirurgia é colocada no paciente uma bota de compressão pneumática, que faz massagem nas pernas durante todo o procedimento. É necessário também o uso concomitante das meias de baixa compressão (meia branca ¾ – até joelhos). Na maioria dos casos, o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia (algumas horas após) com o retorno ao consultório já programado.

  • Recuperação

No pós operatório, a região pode ficar inchada e com áreas roxas (equimose), mas no final da terceira semana já apresenta melhora importante. Geralmente a dor é tolerável com os analgésicos prescritos. Indica-se repouso relativo nos primeiros sete dias, evitando-se fazer atividade física. Curativos são realizados se necessário. Com 2-3 semanas o paciente encontra-se apto à retornar as atividades laborativas, tendo o cuidado de evitar esforço físico durante o primeiro mês. Dependendo da evolução, com 3 semanas o paciente já estará liberado para dirigir. Esforço físico é liberado a partir de 2 meses.

  • Cicatrizes

Os fios usados durante a cirurgia são reabsorvíveis e, portanto, não há necessidade de sua remoção. A cicatriz geralmente fica 1 cm abaixo do sulco da região inguinal, ou em forma de L (ocupando a região medial da coxa) ou em T (também ocupando a região medial da coxa e 1 cm abaixo do sulco).

  • Resultados

A cicatrização se completa com 6 meses a 1 ano após cirurgia. Com 2 semanas a 1 mês ocorre diminuição importante do edema.