Braquioplastia (cirurgia para braços)

A Braquioplastia é a cirurgia para corrigir flacidez em braços. A flacidez em braços ocorre quando há perda ou oscilação de peso.  É comum em pacientes pós bariátricos. Pode ser realizada lipoaspiração nos braços para melhorar o resultado estético. A cicatriz geralmente fica escondida na região medial dos braços.

 

 

  • Cirurgia

A cirurgia pode ser feita com anestesia geral. A cirurgia tem duração de aproximadamente 2 horas. Na maioria dos casos, o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia (algumas horas após) com o retorno ao consultório já programado.

 

 

  • Recuperação

No pós operatório, a região pode ficar inchada e com áreas roxas (equimose), mas na primeira semana já evolui com melhora e, no final da segunda semana estas alterações desaparecem quase que por completo. Geralmente a dor é tolerável com os analgésicos prescritos. Indica-se repouso relativo nos primeiros sete dias, evitando-se fazer atividade física. Curativos são realizados se necessário. Com 2 semanas o paciente encontra-se totalmente apto à retornar as atividades laborativas, tendo o cuidado de evitar esforço físico durante o primeiro mês. Dependendo da evolução, com 1 semana o paciente já estará liberado para dirigir.

 

 

  • Cicatrizes

Os fios usados durante a cirurgia são reabsorvíveis e, portanto, não há necessidade de sua remoção. A cicatriz geralmente fica escondida de forma que, quando o paciente posiciona os braços próximo ao corpo, ela não é observada.  Movimentos como elevar membros superiores podem expor a cicatriz.

 

  • Resultados

A cicatrização se completa com 6 meses a 1 ano após a cirurgia. Com 2 semanas a 1 mês ocorre diminuição importante do edema.